top of page

Magra sim. Saudável NÃO!

Muitas pessoas pediram para que eu falasse sobre as “falsas magras”. Saudável para quem vê, a falsa magra precisa ficar atenta com relação à sua saúde.

As gordurinhas localizadas, aparentemente inofensivas e discretas, podem aumentar o risco de danos à saúde. Este risco poderá ser, inclusive, igual ao de uma pessoa com sobrepeso. A explicação está na composição corporal alterada, ou seja, com percentual de gordura superior ao normal.

A falsa magreza funciona do ponto de vista metabólico como se o indivíduo fosse obeso, o que pode trazer problemas cardiovasculares, esteatose hepática (um acúmulo de gordura no fígado, que a longo prazo pode levar a cirrose), aumento do risco de diabetes, elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Mas qual realmente é seu peso ideal?

O peso deve ser algo saudável, e o ideal é que seja composto mais de músculo do que de gordura, já que para o músculo se manter, nosso organismo precisa gastar mais energia, aumentando o gasto calórico e assim auxiliando também na perda de gordura.

A "Falsa Magra", não tem a quantidade de músculo suficiente para manter a estrutura do corpo, não tem a aparência dos músculos enrijecidos e sim a sensação do corpo mais “gelatinoso”. Portanto, esqueça a balança, olhe para o espelho, faça uma bioimpedância para avaliar o percentual de gordura e, apartir daí, pensar em peso.

A bioimpedância elétrica é um exame pelo qual uma corrente elétrica de baixa intensidade percorre o corpo da pessoa examinada e um aparelho detecta o quanto o corpo é condutor dessa energia elétrica. Quanto maior o percentual de gordura que o indivíduo possui, menor vai ser a condutividade elétrica, visto que o tecido gorduroso é pobre em água e a energia elétrica é melhor conduzida na água corporal.

Pense na estrutura do seu corpo, ser aparentemente magra, nem sempre significa estar magra! Afinal, você prefere ter 60kg com mais gordura ou 60kg com mais músculo?

A falsa magreza está ligada ao estilo de vida, má nutrição, sedentarismo e desequilíbrio hormonal.

Encontre no Site
Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page